Friday, October 06, 2006

Cientistas descobrem novo método de clonagem






Pesquisadores dos Estados Unidos anunciaram neste domingo (02-10-2006) ter descoberto um método mais eficiente de clonar ratos de laboratório. Segundo o estudo o experimento resolve uma questão básica sobre clonagem: se realmente é possível clonar animais a partir de células maduras.
O pesquisador Tao Cheng, da Universidade de Pittsburgh, e Jerry Yang, da Universidade de Connecticut, clonaram ratos usando células brancas sangüíneas totalmente diferenciadas, ou maduras, chamadas granulócitos. Eles usaram a transferência nuclear de célula somática, na qual o núcleo de uma célula do animal a ser clonado é injetado num óvulo cujo núcleo foi retirado.
O estudo reacende as esperanças de pesquisadores que querem usar a tecnologia de clonagem na medicina. Os patrocinadores da assim chamada "clonagem terapêutica" querem um dia ser capazes de tomar uma célula única de um paciente, possivelmente uma célula da pele, e usá-la para gerar tecido feito sob medida ou transplantes de órgãos.
A equipe de Yang tentou a clonagem usando células do sangue em vários níveis de desenvolvimento, desde a etapa de células-tronco até a maturidade completa. Só os granulócitos completamente maduros foram capazes de produzir dois filhotes vivos, apesar de que ambos morreram poucas horas depois do nascimento, reportaram os pesquisadores.

1 Comments:

At 9:50 AM, Blogger Professor José Salsa said...

A novidade poderá ser o recurso a células sanguíneas "maduras", pois o processo de clonagem não parece diferir muito do "habitual"...
E que consiste em quê? aceitam-se comentários!

 

Post a Comment

<< Home